terça-feira, 24 de março de 2009

Parque Nacional do Jaú







Parque Nacional do Jaú
2.272.000 ha

Localizado aproximadamente 200km a noroeste de Manaus, abrangendo as bacias hidrográficas dos rios Jaú e Uniri, afluentes da margem direita do rio Negro. Os limites do Parque foram traçados ao longo das margens dos principais rios, sendo o limite norte determinado pelo rio Urini e o limite sul pelo rio Carabinani (afluente do rio Jaú), e ocupando a região central do Parque, está o rio Jaú. Os rios que delimitam o PNJ são de água preta e originam-se em terrenos pouco elevados onde se formam complexos ecossistemas associados a esta característica.

Como em várias unidades de conservação da América do Sul, a aréa do PNJ é habitada por grupos sociais agroextrativistas que vivem em pequenas comunidades ou localidades ao longo dos rios. A população humana do Parque, atualmente estimada em menos de 1.000 pessoas, vem se reduzindo nos últimos anos.

2 comentários:

  1. As imagens estão lindas, estou louco para ver o filme.
    beijos,
    pafy

    ResponderExcluir
  2. Oi Welma
    Que lindo trabalho, sou admiradora de pessoas que se dedicam a preservar e mostrar as belezas naturais e uma afixionada por natureza.
    Não reproduzi a laranja kinkan, tenho esse pé no meu sítio que está eternamente cheio de frutas. Vou tentar por alporquia, acho que dá mais certo. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir

Sejam Bem vindo aos Filhos do Jaú!